Gisele Fap Fotografia

Categorias
dica

Quanto cobrar uma sessão newborn?

Esta é uma pergunta que “NUNCA” deixará de ser um desfoque em nosso “foco”.

Há fotógrafos que estão começando, assim como um dia eu já comecei. Porém, percebi um diferencial na minha atitude. Independente de quem eu era na época eu sempre acreditei em valorização do mercado.

Eu venho de outra área, indústria gráfica, onde nós fornecedores, éramos trocados por centavos. Nossa empresa fornecia embalagens, gerava custo para o meu cliente. E ele não queria repassar este custo para o cliente dele. Porém, ele queria manter a qualidade de sua embalagem. Então, para não perder o cliente, fazíamos com que ele comprasse mais embalagens e assim, o valor era dissolvido e não teria o seu custo alterado.

Na fotografia, é diferente. O cliente não pode sair comprando o mesmo olhar que o meu. Este olhar é único. Eu o terei exclusivamente. Afinal, é minha assinatura.

Desde 2012 quando resolvi começar na área Newborn, após meus portifólios de bebês, eu já comecei a cobrar o valor de R$1300,00 contendo 21 fotos, incluindo um álbum panorâmico 21×30 cm formato paisagem, sem o foto estojo. Será que meu valor depois de 4 anos ainda é o mesmo ou valorizou?

Sim, meus custos aumentaram, meu estúdio aumentou, meu equipamento mudou, meu currículo está mais qualitativo.

Existe o estilo, o olhar, o preço. Qual o cliente irá escolher?

Depende…

Há clientes mais “clean”, “mais coloridos”, menos exigentes, mais exigentes e por aí vai.

Os preços variam de acordo com a região? Pode até ser, mas uma coisa é certa, eu não baixei meu valor mesmo na crise, eu ofereci outras opções de valores, quantidades de fotos, estilo de álbum.

Meu custo pode ser diferente do seu.

Uma coisa é certa, não desvalorize o seu trabalho por quantidade. Queira ter tempo para se qualificar, estar em Congressos, fazer workshops, às vezes você ganha muito mais do que fazer ensaios e pagar contas.

Não cobre menos do que R$1100,00 uma sessão Newbon. Não compensa.

Esta é a minha dica!

Boas sessões.

Gisele Fap