Gisele Fap Fotografia

Categorias
dica

Engasgou, e agora?

Primeira coisa a fazer: avalie rápido a situação

Se você está começando na área Newborn ou, independente da sua profissão, seu trabalho tem a ver com bebês, então é melhor você pensar em fazer algum curso de primeiros socorros.

Infelizmente eu já desengasguei um bebê em uma sessão Newborn. É a pior sensação (quando o bebê está sem reação)e a melhor (quando o bebê voltou).

Todo mundo acha que é só sair clicando um bebê e já profissional Newborn. Será?

Se o bebê estiver engasgado, com certeza você terá um trauma. Existem as mamães que sabem desengasgar seu bebê, porém algumas não sabem, e é onde você fotógrafo terá de saber a respeito.

Se o bebê não consegue chorar nem tossir, as vias aéreas podem estar fechadas, e você vai precisar ajudá-lo a voltar a respirar. Ele pode estar fazendo ruídos estranhos ou abrindo a boca sem emitir nenhum som. A pele pode começar a ficar muito vermelha, azulada ou arroxeada.

Se o bebê estiver tossindo ou com ânsia de vômito, é boa notícia: as vias aéreas não estão totalmente bloqueadas.

Deixe o bebê tossir. Tossir é o método mais eficaz de desimpedir as vias aéreas.

Não tente retirar o objeto com suas mãos, a menos que você consiga vê-lo ao abrir a boca da criança.

Caso o bebê não consiga se desengasgar, grite e peça ajuda a alguém para levá-los ao pronto-socorro, e comece a fazer as tentativas de desengasgo (próxima dica).

Mamãe, se estiver sozinha em casa com o bebê, tente desengasgá-lo por dois minutos e então telefone para alguém para pedir ajuda.

Fonte: baby center

Ilustração: www.babysmegastore.com.br